segunda-feira, 27 de junho de 2011

COZINHA = SALA DE JANTAR

Carolina Pallermo em seu livro: Sustentabilidade do Habitar, escreve que “na grande maioria das vezes a cozinha é transferida para o fundo da casa e ampliada - em 138% da área original - para a inserção da mesa de refeições, fato observado em todas as casas analizadas”. A cozinha das moradias analizadas na APO, possuíam área de 5,39, o que não permitia a colocação de uma mesa de jantar. O projeto das moradias da APO também não contemplava um espaço para jantar.

 Durante a APO, as duas moradores reclamaram sobre o espaço da cozinha e aspiraram sobre a construção de uma varanda para churrasco. Na primeira casa a entrevistada disse que gostaria de mudar a cozinha para os fundos da casa.

  Entendeu-se que a mudança da cozinha para a parte posterior da casa, aspecto também comentado por Pallermo, não estava relacionada com o fato da cozinha ser um espaço não social, mas sim, relacionada com o fato de que a mesma poderia servir de apoio para uma área de lazer, normalmente localizada nos fundos do terreno.

A partir destas informações, decidiu-se projetar uma cozinha maior que teria espaço suficiente para uma mesa de jantar. A cozinha e sala de jantar passariam a compartilhar o mesmo espaço. Buscou-se manter a cozinha na parte frontal da edificação e integrada à sala de estar. A cozinha, neste projeto, é entendida como um espaço no qual a vida familiar e social se desenvolvem. Desta forma, questiona-se aqui, o fato das cozinhas terem tido suas dimensões tão diminuídas com o passar das décadas.

É necessário que a cozinha também esteja localizada próxima a área de churrasco, com o objetivo de evitar que outra cozinha fosse criada para auxiliar esta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário