quinta-feira, 16 de junho de 2011

A flexibilidade em relação ao coletivo e individual

 
A partir da leitura das tabelas pode-se tomar consciência de alguns aspectos importantes.

Quem utiliza o espaço?

- A sala de estar e jantar, a cozinha, o banheiro e o quintal são cômodos utilizados por todos os moradores da casa. Entende-se que nestes espaços coletivos, a flexibilidade pode não ser a solução ideal. Além destes espaços serem utilizados por todos os moradores simultaneamente ou individualmente dependendo da ocasião, sua desconfiguração e reestruturação para se adequar a outra atividade impediria que as demais atividades, inerentes ao mesmo fossem realizadas. Por exemplo: Se a mesa da cozinha é escamoteada para dar lugar a uma sala de estar, o morador que quer se alimentar neste momento, teria sua necessidade prejudicada. Assim, conclui-se que estes cômodos coletivos, em uma habitação unifamiliar (Pai, Mãe, filhos e parentes) deveriam ter uma caráter principalmente estático. Apesar disto, entende-se que eventualmente estes espaços poderiam ser reconfigurados para outra função, de acordo com a necessidade.

Os dormitórios são uma “casa de dentro da casa”. É o local de maior intimidade, privacidade e reclusão. A casa pode refletir a vida da família, mas o dormitório reflete a vida somente de quem o ocupa. Desta forma, como este cômodo não é utilizado por todos, mas por 1 ou 2 moradores, o mesmo poderia ter caráter flexível e se modificar com a necessidade, pois sua desconfiguração não prejudicaria nenhuma das atividades dos demais. O fato das camas serem utilizadas na maioria das vezes durante a noite reforça a questão de que estes elementos poderiam ser escamoteados para permitir a ampliação do espaço e a realização de outras atividades diurnas. Apesar disto, no quarto de casal, escamotear a cama poderia ser prejudicial, pois enquanto um dos ocupantes acorda, o outro ainda pode continuar dormindo.
 Em nenhuma das duas casa analisadas durante a APO, os dormitórios eram utilizados para alguma função diferente além da de dormir. Apesar disso, Pallermo  escreve que os quartos, além de locais de dormir, são espaços importantes para se desenvolver atividades que exijam privacidade (Estudar, Ler, trabalhar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário